Início » Destaque Geral » Explosão que matou cinco no Norte da Rússia pode ter sido acidente durante teste de míssil nuclear
Um míssil de cruzeiro da Rússia Foto: Reprodução / Ministério da Defesa da Rússia

Explosão que matou cinco no Norte da Rússia pode ter sido acidente durante teste de míssil nuclear

Pico de radiação foi registrado após acidente nesta semana

WASHINGTON – Uma explosão misteriosa acidental que matou no mínimo cinco pessoas e liberou radiação no norte da Rússia pode ser resultado de um acidente durante o teste de um míssil nuclear, afirmaram especialistas em armas nucleares americanos.

O Ministério da Defesa da Rússia, citado por agências estatais de notícias, inicialmente disse que duas pessoas morreram e seis ficaram feridas na quinta-feira em uma explosão, supostamente do motor de um foguete de propulsão por combustível líquido, e que nenhuma substância perigosa foi liberada. A agência nuclear estatal russa Rosatom acrescentou no sábado que cinco de seus funcionários morreram.

Uma porta-voz de Severodvinsk, uma cidade de 185 mil habitantes próxima ao local de testes na região de Arkhangelsk, foi citada em um comunicado no site municipal dizendo que um pico “breve” de radiação de fundo foi registrado ao meio-dia de quinta-feira. A declaração não estava no site na sexta-feira. A embaixada russa não respondeu imediatamente para comentar.

Dois especialistas disseram em entrevistas separadas à Reuters que uma explosão de um foguete de propulsão por combustível líquido não liberaria radiação. Ambos disseram que suspeitavam que a explosão e a liberação de radiação resultaram de um acidente durante o teste de um míssil de cruzeiro movido a energia nuclear em uma instalação fora da vila de Nyonoksa.

— Os motores de mísseis de combustível líquido explodindo não emitem radiação, e sabemos que os russos estão trabalhando em algum tipo de propulsão nuclear para um míssil de cruzeiro — disse Ankit Panda, membro sênior adjunto da Federação de Cientistas Americanos.

Por: Jonathan Landay, da Reuters

SE INSCREVA E ATIVE O SININHO NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

 

 

Veja Também

MÃE BATE EM FILHO NA DELEGACIA APÓS ELE SER APREENDIDO SUSPEITO DE TENTAR MATAR MOTORISTA DE APLICATIVO

Dois adolescentes, sendo um de 16 e outro de 17 anos, foram apreendidos pela Polícia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *