Internet chega para estudantes da zona rural

A Hughes do Brasil, uma subsidiária da Hughes Network Systems LCC (HUGHES), leva conectividade para Pricielle Almeida de Oliveira, de 15 anos, estudante da área rural de Raul Soares, MG, que enfrentava dificuldades para acompanhar as aulas de sua escola, realizadas on-line durante a pandemia de covid-19.

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, Pricielle mostra as dificuldades que ela e seu amigo Vitor enfrentavam para conseguir acesso à internet e acompanhar as aulas on-line da rede pública estadual de Minas Gerais, onde as aulas presenciais estão suspensas desde março. Os alunos buscavam sinal de celular no meio do pasto, porque não havia conexão. “Precisávamos correr atrás do acesso às aulas remotas. Era preciso sair cedo e caminhar por 20 minutos até um pasto, onde tem sinal de celular, para conseguir estudar antes de o sol ficar muito forte. E quando meus colegas não conseguiam ir comigo, meu pai me acompanhava para que eu não ficasse sozinha”, conta Pricielle.

Por meio de seu projeto social Hughes em Ação, que procura propagar a inclusão digital e o acesso à conectividade em todo o País, a Hughes do Brasil procurou Pricielle e doou um computador e internet de banda larga via satélite, para que ela e seus amigos da região possam assistir às aulas on-line neste período de quarentena e contribuir com o estudo e aprendizado de todos.

“Como não há nenhum centro comunitário ou comércio na cidade que pudesse se tornar um ponto de acesso à internet, a estudante aceitou oferecer sua casa como local de estudo para, assim, também ajudar seus colegas da escola. Para nós, é muito gratificante contribuir para que os estudantes da área rural possam contar com o acesso à internet para viabilizar seus estudos”, explica Rafael Guimarães, presidente da Hughes no Brasil.

A Hughes possui um serviço para pequenas comunidades rurais, como é o caso de Pricielle. Chamado de Express Wi-Fi, o serviço é voltado para localidades rurais de baixa renda e sem acesso às telecomunicações. Permite que os comerciantes locais ofereçam internet via satélite pré-paga a preços acessíveis à população.

No Maranhão, o estudante Hebert Silva já é usuário do serviço, instalado em uma pequena mercearia no povoado de Santa Bárbara. “Sou estudante de Pedagogia, e a falta de internet dificultava as pesquisas e os trabalhos da faculdade. A chegada do Wi-Fi facilitou muito os meus estudos e melhorou ainda mais o aprendizado. No meu caso, ajudou ainda mais, porque, como eu moro em frente à mercearia, o sinal chega aqui em casa. Agora não preciso mais sair de casa para estudar”, comemora Hebert.

Com o serviço Express Wi-Fi da Hughes, os moradores podem contar com internet no povoado onde vivem, por meio de seus próprios celulares, e aproveitar todos os benefícios que a conectividade oferece. “Esse serviço tem o papel fundamental de estender a inclusão digital aos moradores dessas comunidades mais afastadas neste momento, contribuindo principalmente para o acesso à educação”, conclui Rafael Guimarães.

Check Also

Procon divulga pesquisa de preço dos pescados em Jataí

Foram pesquisados entre os dias 13 e 14 de março os preços dos pescado em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *