Justiça de Brumadinho bloqueia R$ 60 milhões da empresa TÜV SÜD

A empresa alemã é investigada pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, por ter emitido laudos garantindo a estabilidade da estrutura; juíza ainda determinou a suspensão de vários serviços da TÜV SÜD na cidade.

A Justiça de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, determinou o bloqueio de R$ 60 milhões das empresas TÜV SÜD Bureau de Projetos e Consultoria e TÜV SÜD SFDK Laboratório de Análise de Produtos. O processo se refere ao rompimento da barragem na cidade, no dia 25 de janeiro deste ano.

A decisão, em caráter liminar, é do dia 9 de maio e foi assinada pela juíza Perla Saliba Brito, da comarca de Brumadinho. Este processo corria em sigilo, mas ele foi suspenso pela magistrada nesta terça-feira (14).

O G1 entrou em contato com a empresa e aguarda retorno.

A TÜV SÜD é a empresa alemã contratada pela mineradora Vale para fazer a auditoria em áreas de barragens e é investigada pelo rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão após emitir laudo garantindo sua estabilidade. Duzentos de trinta e oito pessoas morreram e 32 ainda estão desaparecidas após o desastre em Brumadinho.

Os engenheiros da TÜV SÜD Makoto Namba e André Jum Yassuda chegaram a ser presos em janeiro, mas foram soltos em fevereiro pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na mesma decisão, a juíza ainda suspendeu, em Brumadinho, as atividades da TÜV SÜD referentes a análises, estudos, relatórios técnicos e qualquer outro serviço com natureza semelhante com segurança de estrutura de barragem, além de trabalhos como auditoria, análise e certificação de sistemas de gestão ambiental.

A empresa também está impedida de fazer análises de gestão de risco geotécnico (GRG), revisão periódica de segurança de barragem (RPSB), cálculo de risco monetizado e inspeção de segurança regular (ISR). Em caso de descumprimento das suspensões, a empresa está sujeita a multa diária.

Fonte:G1

Check Also

Jataí se Prepara para o Desfile do 130º Aniversário em 31 de Maio

Jataí se prepara para celebrar seu 130º aniversário, comemorado em 31 de maio, com um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *