Lula e Janja querem novo heliponto no Planalto

José Cruz/ Agência Brasil

O Presidente Lula tem planos para a construção de um novo heliponto no Palácio do Planalto, com um orçamento estimado em R$ 769 mil. Este projeto visa atender às necessidades operacionais e de segurança indicadas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A estrutura proposta ocupará uma área de 412 metros quadrados e será projetada para acomodar tanto helicópteros quanto carros voadores, como os que estão sendo desenvolvidos pela Embraer, com previsão de lançamento em 2026. As informações são de Paulo Capelli.

O coronel aviador Sandro Bernardoni, responsável pelo transporte aéreo da Presidência, explicou que o heliponto será adaptado para suportar veículos de até 5 toneladas e 15 metros de comprimento. Os preparativos para o projeto começaram em 2023, envolvendo a Casa Civil e o Ministério dos Portos e Aeroportos, com a Infraero autorizando o início das obras.

A construção utilizará uma fundação radier de concreto armado, escolhida por seu custo-benefício e menor impacto ambiental. A localização do heliponto será ajustada sobre a estrutura já existente, incluindo uma via de acesso pavimentada para veículos.

Além disso, o projeto inclui sinalização horizontal especial e instalação de luminárias para orientação noturna dos pilotos. A licitação para a escolha da empresa construtora foi iniciada, com a abertura das propostas marcada para o dia 23 e um prazo contratual de 180 dias para a conclusão da obra.

FONTE: terrabrasilnoticias

Check Also

Saiba quem é o pastor que fazia ‘unção’ de órgãos genitais e tinha relações com fiéis

Preso preventivamente, o pastor Sinval Ferreira (foto em destaque), 41 anos, é o religioso alvo da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *