Lula sumiu e Janja é quem recebe os recados: “deixe comigo”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém, no Palácio da Alvorada, rotina de isolamento, com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, intermediando seus contatos externos até com políticos. Por recomendação médica, ninguém se aproxima do petista sem máscara.

O cardiologista e médico do presidente, Roberto Kalil, disse na 2ª feira (2.out) que o petista já pode trabalhar normalmente, a depender de sua vontade e necessidade, desde que seja à distância. Visitas e eventos presenciais estão proibidos por pelo menos 15 dias para evitar contaminação no período de recuperação pós-cirúrgico.

Lula fez duas cirurgias em 29 de setembro:

  • Colocação de uma prótese de articulação entre o fêmur da perna direita e a bacia, em razão de uma artrose;
  • Retirada do excesso de pele nas pálpebras, que atrapalhava a visão do presidente.

O petista recebeu alta do hospital já no domingo (1º.out), 2 dias antes do que era esperado. Segundo Kalil, Lula é “extremamente obediente” quanto às orientações médicas: “Ele segue à risca a orientação e nunca foi diferente”.

Ninguém se aproxima do presidente sem usar máscara. A primeira-dama Janja tomou a frente, como forma de dizer “deixe comigo”, intermediando todos os contatos –inclusive de políticos que falam por telefone com ela, não com Lula.

Ministros que têm reuniões semanais com o presidente quando ele despacha no Planalto, por exemplo, ainda não conseguiram contato direto com Lula depois da cirurgia.

Sob orientação médica, o presidente já subiu alguns degraus. No local entre o fêmur e o quadril, onde está a prótese de metal, não há dor. O problema ainda é o corte na perna, que precisa cicatrizar –processo que tem corrido normalmente.

Apesar da boa evolução, a recuperação do presidente deve impedir que ele se envolva como costuma nos assuntos da República, o que pode congelar, por pelo menos 10 dias, a escolha de um ministro para o STF e o novo procurador-geral da República.

Desde que foi para o Palácio da Alvorada, Lula tem se dedicado quase que unicamente a fisioterapia, com seu fisioterapeuta Leandro Dias, que o acompanha desde o início do mandato. Além disso, o petista sancionou a lei que regulamenta o programa Desenrola, que renegocia a dívida das pessoas.

FONTE: terrabrasilnoticias.com

Check Also

URGENTE: em pesquisa AtlasIntel, Pablo Marçal já ultrapassa Tabata e aparece em terceiro colado em Nunes; veja números

Guilherme Boulos, deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, lidera as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *