Início » Notícias » Menino com tumor no cérebro espera há nove meses por cirurgia

Menino com tumor no cérebro espera há nove meses por cirurgia

A família de um menino de 2 anos que tem câncer no cérebro espera há nove meses por uma cirurgia para a colocação de um cateter na criança, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Os pais dele chegaram a comprar por conta própria o item para tentar adiantar o processo. A Secretaria de Saúde da cidade informou que o procedimento já foi autorizado.

Miguel Souza de Siqueira foi diagnosticado com meduloblastoma, um tipo de câncer que atinge o cérebro. Ele já começou o tratamento com quimioterapia e, depois, vai ter que fazer sessões de radioterapia.

Os pais informaram que desde o início do tratamento, há nove meses, foi feito um pedido para que fosse colocado um catater para aplicação dos medicamentos. A família entrou com pedido na Secretaria de Saúde e até hoje o procedimento não foi feito.

Até para diagnosticar a doença, a família enfrentou problemas. Como as consultas pela rede pública demoravam muito, os pais fizeram um plano de saúde particular para conseguir fazer todos os exames.

Com a demora no tratamento, o caso do Miguel se agravou e ele desenvolveu microcefalia. “Se eles passassem pelo que a gente está passando, eu acho que eles já teriam agido. Mas como não é parente deles, não estão nem aí”, disse Missilene Freitas, mãe do menino.

O que os pais do Miguel não entendem é como um procedimento desse demora tanto para sair. “Quero ver ele bem, correndo, brincando para todo lado”, disse o pai da criança, Osmar Moreno.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Anápolis informou que o paciente está inserido no Sistema de Regulação e que o procedimento já foi autorizado pela central e será feita pelo Hospital Araújo Jorge, único hospital no estado que realizado a cirurgia necessária. Entretanto, a secretaria não explicou o motivo da demora.

Além disso, o órgão ressaltou que o caso específico do paciente é de alta complexidade. Com isso, é mais difícil encontrar profissionais habilitados para realizar o procedimento.

Fonte:  G1

Veja Também

José Carapô, único deputado eleito por Jataí, concede entrevista ao Portal

Em entrevista, José Carapô dá um vislumbre sobre como serão seus trabalhos no legislativo estadual …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *