Início » Notícias » Agronegócio » Ministério da Agricultura lança plano específico para o setor de frutas

Ministério da Agricultura lança plano específico para o setor de frutas

O Ministério da Agricultura lançou na terça-feira (27), em Brasília (DF), o Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura (PNDF). O plano, feito em parceria com entidades do setor privado, contribuirá para que o Brasil exporte mais frutas, informou a pasta, em nota. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, presente ao evento, destacou que o plano “é extenso, abrangendo desde novas regras para o licenciamento de uso de produtos agroquímicos até a padronização internacional dos certificados fitossanitários”.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Luiz Roberto Barcelos, acrescentou que o objetivo é alcançar já neste ou no próximo ano o recorde de 2008, quando foi exportado o equivalente a US$ 1 bilhão em frutas. Além disso, a meta tanto do governo quanto do setor privado é melhorar o cenário da cadeia produtiva da fruticultura, que contribui com R$ 33 bilhões para o valor bruto da produção agrícola.

O secretário executivo do ministério, Eumar Novacki, também destacou o interesse em transformar a fruticultura em uma potência nas exportações brasileiras e anunciou que outros planos para diferentes segmentos do agronegócio estão em andamento, como do feijão, do leite e o de bovinos. “Este plano servirá de referência para os próximos”, afirmou.

No lançamento foi assinada também uma portaria criando o Comitê Consultivo para formulação de projetos para o setor, que será coordenado pelo ministério e formado por quatro membros da iniciativa privada. Os projetos específicos do comitê, recomendando ações de curto, médio e longo prazos para adoção de providências por instituições governamentais e setor privado, serão definidos a partir de dez áreas temáticas: Governança da Cadeia; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Sistemas de Produção; Defesa Vegetal; Gestão da Qualidade; Crédito e Sistemas de Mitigação de Riscos; Legislação; Infraestrutura e Logística; Processamento e Industrialização; e Marketing e Comercialização.

Texto: Estadão Conteúdo/sucessonocampo

Veja Também

Premiação do Concurso Campo Limpo será entregue nesta sexta-feira

Na próxima sexta-feira (17), acontecerá em Jataí a premiação do Concurso Campo Limpo, edição 2018. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *