Nuvem gigante em formato de rolo impressiona moradores em Mineiros

Uma nuvem gigante em formato de rolo impressionou moradores na manhã desta quinta-feira (19) em Mineiros, na região sudoeste de Goiás. Um vídeo mostra uma nuvem imensa passando bem baixinho sobre a cidade e quase “engolindo” prédios. Um meteorologista disse ao g1 que fenômeno, que se chama “nuvem de rolo”, é raro e acontece pelo encontro de duas massas de ar de umidades diferentes.

A servidora pública municipal Deliene França Alves disse que estava a caminho do trabalho, às 6h55, quando viu o fenômeno, no Setor José de Oliveira, em Mineiros. Ela falou que nunca tinha visto algo parecido e que ficou impressionada.

“Eu, de imediato, achei que fosse uma fumaça. Olhei se tinha alguma queimada. Quando parei no sinaleiro, percebi que começou esfriar bastante e um vento”, disse a moradora.

“Foi bem rápido, achei interessante, mas também fiquei com medo. Nunca tinha visto. Achei que era o fim do mundo. Os eucaliptos balançaram, mas foi rápido. Realmente de passagem”, contou Deliene.

A designer de sobrancelhas Laura Mendonça também viu o fenômeno, só que no Setor Nova República. Ela contou que fazia cerca de 25°C na cidade no momento do ocorrido, que foi logo no comecinho da manhã.

“Foi legal. Muito diferente. Na hora fiquei meio sem reação para filmar. Um pouco assustador. Parecia fumaça”, disse.

g1 também falou com outro morador, que é comerciante na cidade, e ele também confirmou que viu a nuvem de rolo.

‘Nuvem de rolo’: fenômeno raro

Segundo o Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás, André Amorim, esse é um fenômeno raro, conhecido como nuvem rolo.

“Acontece por conta do encontro de ventos de altitudes diferentes soprando em direções contrárias, com massas de umidades diferentes”, contou.

André disse ainda que essa nuvem pode ter uma altura de 100 a 500 metros e chegar a até dois quilômetros de comprimento. Ele contou que esse fenômeno pode ter acontecido em Mineiros por conta da chegada da nebulosidade mais fria na região e das altas temperaturas, o que possibilita a geração desse tipo de nuvem.

Fonte:G1

Check Also

Até petistas detonam ato de Lula no 1º de maio e definem evento como “fiasco”

Segundo informações da coluna de Igor Gadelha/Metrópoles, lideranças petistas nos bastidores classificaram o ato do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *