O Dia das Crianças em 12 de outubro é uma das principais datas para o comércio brasileiro. Familiares compram presentes para os seus pequenos, sobretudo na semana que antecede a data, movimentando a economia. Muitos gastam seu capital ou parte dele em compras por impulso.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, em todas as capitais, aponta um crescimento nos gastos com compras para a data. De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores pretendem comprar algum presente para o Dia das Crianças. Com isso, a comemoração deve movimentar 18,8 bilhões de reais no comércio, uma movimentação maior do que a de 2022, de 13,7 bilhões de reais.
Após a pandemia, muitos comerciantes vêm tentando se restabelecer financeiramente por meio de suas vendas e as datas comemorativas são uma grande oportunidade para alavancar os negócios.
Para esclarecer os principais efeitos na economia e sociedade, sem deixar de dar atenção à data festiva, os especialistas da ESPM estão disponíveis para comentar os diversos temas. Se houver interesse, contate-nos pelo [email protected].
Economia
Os impactos na economia com o Dia das Crianças
Especialista: Cristina Helena de Mello é professor de Economia
Dicas de como economizar e comprar sem preocupação
Especialista: Paula Sauer é professor de Economia Comportamental e Criativa
Educação financeira nas compras em datas comemorativas
Especialista: Fábio Pesavento é professor de Economia e Conjuntura Econômica
Como analisar os prós e contras nas compras parceladas e com juros
Especialista: Patrícia Andrade é professora de Economia
Compras Online
Como evitar golpes na compra online
Especialistas: Carlos Rafael é professor de Segurança Digital
Osmany Arruda é professor Cyber Security e
Perícia Forense Computacional
Direito digital
O que fazer quando cair num golpe digital
Especialistas: Marcelo Crespo é professor de Direito Digital e Direito Penal
Bruno Bioni é professor de Direito Civil e Proteção de Dados
Comportamento
O impacto da pós-pandemia na vida das pessoas e suas relações de consumo
Especialistas: Pedro de Santi é professor de Comportamento do Consumidor e
Psicólogo
Karine Karam é professora de Comportamento do Consumidor e
Antropologia do Consumo
Comportamento e a euforia do consumo
Especialistas: Pedro de Santi é professor de Comportamento do Consumidor e
Psicólogo
Como não comprar por impulso
Especialistas: Pedro de Santi é professor de Comportamento do Consumidor e
Psicólogo
Paula Sauer é professor de Economia Comportamental e Criativa
Como negar um brinquedo sem magoar a criança
Especialistas: Pedro de Santi é professor de Comportamento do Consumidor e
Psicólogo
Varejo
Como se destacar e atrair mais clientes para o seu negócio
Especialistas: Evandro Lopes é professor de Comportamento do Consumidor e
Varejo
Isabella Vasconcellos é professora de Comportamento do Consumidor Business Administration
Tendências e o comportamento do mercado no mercado de brinquedos
Especialistas: Dino Gueno é professor de comportamento do consumidor e gestão empresarial e marketing
Campanhas e exposição de produtos no ponto de venda
Especialista: Ricardo Pastore é professor e coordenador
Marketing
Estratégias de comunicação para ampliar as vendas
Especialista: Maurício Felício é professor de Comunicação e Publicidade
A força das marcas no Dia das Crianças
Especialista: Marcos Bedendo é professor de Branding
Como investir em publicidade no meio digital
Especialista: Diego Oliveira é professor de Marketing, Mídias e Inovação
De que forma as empresas se beneficiam dos gatilhos mentais na hora da compra
Especialista: Diego Oliveira é professor de Marketing, Mídias e Inovação