Câmara recebe grupo de proteção a animais
Em reunião realizada no dia 17 de junho, no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Jataí, representantes da ONG Adote Animais Jataí pediram apoio aos vereadores na luta pela construção de um abrigo municipal para animais. Os parlamentares garantiram que vão fazer gestões junto ao prefeito Humberto Machado para que a obra seja realizada em área apropriada, já que o terreno previamente disponibilizado pelo município encontra-se em área verde, cuja desafetação ou doação é vedada por lei.
Participaram da reunião o presidente da Câmara, Marcos Antônio, os vereadores Geovaci Peres, Mauro Bento Filho, Nilton César Soró, Adilson Carvalho e Gildenício Santos, o procurador geral da Câmara, Leonardo Melo do Amaral, e a presidente da ONG, Alessandra Oliveira Freitas, acompanhada de Deborah Teodoro de Oliveira, Sandra Regina Tosta e Amanda Pedroso, membros da organização não governamental.
A Adote Animais atualmente está instalada em quatro lotes localizados no setor Portal do Sol, pelos quais paga R$ 500,00 mensais de aluguel. A entidade, no entanto, não tem condições de cuidar de todos os animais abandonados soltos pela cidade para posteriormente serem colocados para adoção. Caso a prefeitura construa e banque a manutenção um abrigo municipal, a ONG assegura a administração do local.
O presidente do legislativo jataiense, Marcos Antônio, e o vereador Geovaci Peres sugeriram que os vereadores, ao lado da organização, encontrem uma área apropriada e a apresentem ao prefeito. Caso haja legalidade, o terreno seria então desafetado para dar lugar ao abrigo municipal.
Durante a reunião, surgiram propostas como a adoção do modelo escolhido pela cidade de Quirinópolis, onde foi firmada uma parceria com a prefeitura. Foram citadas campanhas de conscientização da população, especialmente sobre a castração de cães e gatos. A ONG mantém convênio com um veterinário de Botucatu-SP, que realiza o procedimento a baixo custo e com uma técnica inovadora.