Lesões no cérebro podem causar alterações na personalidade, mas um novo estudo está tentando entender como e por que exatamente isso acontece. Além disso, nem sempre a mudança de personalidade acaba sendo ruim na vida da pessoa afetada.
A pesquisa é feita por psicólogos da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. Eles analisaram 97 pessoas que tiveram danos cerebrais de vários tipos e chegaram à conclusão de que 22 tiveram mudanças na personalidade.
A avaliação foi feita por parentes e pessoas próximas aos participantes do experimento, em relação às mudanças sentidas por eles em relação à personalidade. Os cientistas também observaram em que local do cérebro as lesões aconteceram e essa variável parece ser muito importante na compreensão do fenômeno.
Os psicólogos afirmam que as pessoas que sofreram danos no lobo frontal do cérebro costumam apresentar melhoras na personalidade. Isso acontece porque essa região é associada à empatia, a capacidade de se ver no lugar do próximo e à compreensão.
Fonte: acrediteounao.com