Início » Notícias » Agronegócio » Projeto Semeando Oportunidades

Projeto Semeando Oportunidades

O projeto Semeando Oportunidades tem como iniciativa o jornal Agrícola Online em parceria com Banco de Alimentos, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e a Divisão da Agricultura Familiar Municipal.
Projeto que visa apoiar e incentivar a agricultura familiar do município de Jataí, Goiás, uma classe numerosa e que responde por parte da produção e comercialização de hortaliças e frutas no município. São famílias que residem e cultivam alimentos tanto para seu próprio consumo e, com o excedente de produção, comercializam em feiras, restaurantes e mercados locais.
Através da parceria consolidada com o representante comercial, Tiago Sampaio, a Agrícola Online, recebeu a doação de sementes do tomate tipo saladete 73-121 RZ, da empresa Rjik Zwaan. Assim, as sementes foram divididas entre 13 produtores da agricultura familiar que já participam do programada do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) do Banco de Alimentos do município. Produtores estes selecionados por se destacarem no seu desempenho dentro do programa e também por fazerem partes de assentamentos ou associações, favorecendo assim um melhor acompanhamento de todas as fases da cultura.
Assistência técnica e todo o acompanhamento serão realizados pela engenheira agrônoma, técnica do Banco de alimentos.
O tomate é considerado a hortaliça mais universal, usado tanto para a indústria, tanto para o consumo in natura. Possui uma alta procura em mercados e feiras pelo consumidor, sendo uma ótima oportunidade de aumentar a diversidade da horta e aumentar os ganhos dos agricultores familiares. Sendo que, a expectativa de colheita é de 350 kg de tomate por produtor, podendo aumentar os ganhos destes produtores em mais de R$1.500,00, nesta safra.
Foi dado inicio ao projeto no dia 24 de junho de 2021, com avisita técnica e entregas das sementes.
Os agricultores familiares envolvidos no projeto são: Valdelon Pires de Souza; Márcio Ferreira Batista, ambos da Associação São Domingos; Dalvaci Ribeiro de
Souza, Enaldo Ferreira Morais, do assentamento Santa Rita; Vanuza dos Anjos Santos, Marinho Ferreira de Paula, Nilda Silva Gouveia, do Assentamento Guadalupe; Lucy Meire Cabral da Silva Santos Batista, Maria Aparecida Venâncio Ribeiro, Maria do Carmo Sousa Santos, do assentamento 3T; Adriana Maria de Souza, Sandra Luiza Alves, ambas do assentamento Gurita; e Silvio Marques Gomes da associação Santa Helena.

Fonte: PMJ

Veja Também

Prefeitura abre cadastro para castração gratuita de cães e gatos, em Jataí

Em Jataí, donos de cães e gatos agora podem solicitar a castração gratuita dos seus …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *