Reunião realizada na Secretaria da Saúde reforça Combate às Arboviroses no município e em Goiás

 

A Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na última sexta-feira (05/01) uma reunião para enfrentamento das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika no estado e no município. Participaram representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), gestores locais de saúde e parceiros de diferentes setores.

O foco foi discutir estratégias conjuntas para apoiar municípios goianos diante do alarmante cenário das arboviroses. A situação é preocupante, com aumento de casos e óbitos, especialmente pelo DENV-2 no entorno do Distrito Federal, enquanto em outras regiões há predominância do DENV-1. A região Sudoeste 2, incluindo Jataí, está em alto risco para dengue e chikungunya.

O DENV-2 é um dos quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV), sendo os outros o DENV-1, DENV-3 e DENV-4. Cada sorotipo possui características genéticas distintas, e a infecção por um sorotipo não confere imunidade aos outros, aumentando a possibilidade de uma pessoa ser infectada por diferentes sorotipos ao longo da vida.

fonte: prefeituradejatai

Check Also

Saiba quem é o pastor que fazia ‘unção’ de órgãos genitais e tinha relações com fiéis

Preso preventivamente, o pastor Sinval Ferreira (foto em destaque), 41 anos, é o religioso alvo da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *