Saiba quais estados oferecem isenção de IPVA para veículos elétricos

No Brasil, existem alguns estados que dão descontos ou isentam os carros elétricos e híbridos de alguns impostos, incluindo o IPVA. Outros lugares até liberam esses modelos eletrificados dos rodízios. Todas essas medidas servem para o incentivo de compra desses veículos tecnológicos.

Conheça nessa lista quais são os estados que atuam de forma diferente em relação à cobrança de imposto em cima dos donos desses carros. Cada governo tem uma maneira diferente de atuar e também de transmitir sua forma de incentivo para que cada vez mais esses modelos cheguem aos brasileiros.

São Paulo

Anuncios

Ainda não existe uma lei que isente os modelos elétricos e híbridos do IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Mas, a capital paulista oferta 50% de restituição do imposto para os donos de carros elétricos ou híbridos.

Rio de Janeiro

O estado próximo de São Paulo tem normas bem definidas para esses modelos. Os 100% elétricos pagam 0,5% de IPVA e os híbridos possuem uma alíquota de 1,5%.

Minas Gerais

Surpreendentemente, todo o estado mineiro deixou isento o IPVA para carros elétricos ou híbridos. Contudo, a prática só é válida caso o modelo seja fabricado na região, o que não é bem o cenário brasileiro atual.

Paraná

Um dos estados do Sul isenta os automóveis elétricos e híbridos de pagarem o IPVA. Só que, essa norma precisa ser renovada para 2024, pois a legislação mais atual venceu em meados de dezembro de 2023.

Rio Grande do Sul

A situação de outro estado do Sul chama atenção. Por lá, os gaúchos que possuem um veículo elétrico não pagam o IPVA, pois esses modelos são isentos de pagamento. Todavia, quem tem um automóvel híbrido paga os mesmos 3% dos modelos movidos a combustão.

Distrito Federal

Os donos de automóveis eletrificados e que residem na capital brasileira são isentos de pagar IPVA em seus carros. O estado cobre o imposto em sua totalidade.

Mato Grosso do Sul

Um dos estados do centro-oeste brasileiro não isenta totalmente os carros elétricos e híbridos do pagamento do IPVA. Mas, existem descontos em algumas motorizações. Carros movidos a álcool ganham 40% de desconto, os elétricos ganham 70% de desconto e os movidos a gás natural (GNV) recebem 100% de desconto. Todos esses mandamentos estão previstos na lei 6074 de 14 de junho de 2023.

Maranhão

Os carros elétricos comprados ou faturados em uma concessionária desse estado são isentos de pagar o IPVA. Por sua vez, os modelos híbridos pagam uma alíquota de 2,5%.

Alagoas

Para o primeiro ano os modelos eletrificados não pagam o imposto. A partir do segundo ano, as alíquotas sobem. No segundo ano, os elétricos pagam 0,5% e no terceiro ano 1%. Os híbridos pagam 0,75% no segundo ano e no terceiro a porcentagem sobe para 1,5%. Já os modelos movidos a gás natural (GNV), a alíquota é de 1,5%.

Pernambuco

Os carros 100% elétricos são isentos de pagar IPVA. Todavia, o automóvel precisa ser registrado nesse estado do nordeste.

Auto Mais

Check Also

Saiba quem é o pastor que fazia ‘unção’ de órgãos genitais e tinha relações com fiéis

Preso preventivamente, o pastor Sinval Ferreira (foto em destaque), 41 anos, é o religioso alvo da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *