Secretaria Municipal de Saúde Alerta sobre a Importância de Redobrar os Cuidados contra Dengue e Chikungunya Após Semana Chuvosa.

Após este período de chuvas intensas, é fundamental adotar medidas preventivas para evitar a propagação de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. A eliminação de criadouros de mosquitos, o uso de repelentes e a adoção de vestimentas protetoras são medidas essenciais. Todos são corresponsáveis no combate ao vetor, e a colaboração de cada indivíduo é fundamental para proteger a saúde de toda a comunidade.

Reserve 10 minutos por dia, ao menos uma vez por semana, para fazer uma vistoria em seu quintal. Remova a água parada dos vasos de plantas, acondicione materiais em uso que possam acumular água, descarte corretamente os inservíveis e verifique se as calhas estão desobstruídas.

Para os imóveis em construção, é importante atentar-se à drenagem adequada de áreas descobertas, evitando o acúmulo de água em lajes, poças ou recipientes, e cobrir adequadamente materiais de construção que possam se tornar potenciais criadouros de mosquitos.

Não descarte lixo em terrenos baldios. O acúmulo de resíduos nesses locais pode se tornar potencial criadouro de mosquitos, aumentando o risco de proliferação de doenças. Caso seja necessário descartar pneus e outros materiais, é recomendado levá-los aos ecopontos. Esses locais possuem a infraestrutura necessária para o descarte correto e seguro dos materiais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a prevenção das arboviroses.

Faça sua parte, vamos juntos combater o Aedes!

FONTE: prefeituradejataí

Check Also

Veja os erros da gestão do Governo Lula que agravaram epidemia de dengue

Fotos: Julia Prado/MS A epidemia de dengue no Brasil em 2024 é uma preocupação significativa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *