Últimas Notícias
Início » Notícias » Agronegócio » Sementes misteriosas contêm pragas que não existem no Brasil

Sementes misteriosas contêm pragas que não existem no Brasil

Sementes não solicitadas que chegaram via Correios na casa de alguns brasileiros contêm diversas pragas – e algumas delas que sequer existem no País. Esse foi o resultado de análise feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em, até o momento, 36 amostras encaminhadas.

De acordo com os testes feitos pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA-GO), 47% das amostras já analisadas apresentaram risco fitossanitário ao país. Foi identificada a espécie Myosoton aquaticum, uma praga ausente no Brasil considerada quarentenária, ou que poderia vir a se constituir ameaça à economia agrícola por causar danos fitossanitários e apresentar resistência a herbicidas.

“Em quatro amostras foram identificadas uma espécie quarentenária ausente – Descurainia sophia – considerada como planta daninha nos Estados Unidos e Canadá, além de planta invasora no México, Japão, Coreia, Chile e Austrália. Já a Myosoton aquaticum é considerada daninha nos campos de trigo da China”, aponta o Mapa.

Ainda segundo as análises, outras 15 amostras continham gêneros que tem espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário: sementes de Cuscuta; de Brassica; de Chenopodium; de Amaranthus; e dos fungos Cladosporium; Alternaria; Fusarium; e Bipolaris.

“Após análises laboratoriais, pode-se avaliar que a introdução de material propagação (sementes ou mudas), mesmo em pequenas quantidades, sem atender aos requisitos fitossanitários e de qualidade estabelecidos pelo Mapa, coloca em risco a agricultura brasileira”, ressalta o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart.

Veja Também

COTAÇÕES

COTAÇÕES DO AGRO SINDICATO RURAL DE JATAÍ – 18/01/2021 ➡️ DÓLAR:  R$ 5,27  -0,64 🥬 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *