Início » Notícias » Ciência » Snoopy é encontrado na órbita da Lua

Snoopy é encontrado na órbita da Lua

Após 50 anos, um grupo de astrônomos do Reino Unido encontrou o Snoopy, o módulo lunar da Apollo 10, que está na órbita da Lua desde maio de 1969. A nave espacial viaja 15.200 metros acima de sua superfície da Lua em uma órbita perpétua.

A descoberta representa um grande feito da astronomia, já que o módulo lunar tem apenas quatro metros de largura e está em uma órbita desconhecida desde que foi abandonado após seu uso na missão Apollo 10. A busca durou mais de uma década conduzida pelo Royal Astronomical Society, coordenada por Nick Howes, técnicos que participaram das missões Apollo, astronautas e especialistas em voos espaciais.

A Apollo 10 foi a missão que antecedeu a histórica Apollo 11. O objetivo da missão era proporcionar realizar os últimos testes antes do primeiro pouso na Lua. Os astronautas Thomas P. Stanfford e Eugene A. Cernan, conduziram o Snoopy até 10 km da superfície lunar, verificando uma infinidade de parâmetros de voo e controlabilidade, assim como a capacidade de retorno ao módulo de comando, que ficou sob responsabilidade do astronauta John W. Young. Após completarem os ensaios, o Snoopy retornou ao módulo de comando, batizado de Charlie Brown. Ao contrário dos módulos lunares das demais missões (com exceção da Apollo 13) o Snoopy não foi descartado em direção a superfície lunar, permanecendo em órbita até os dias de hoje.

Alguns cientistas defendem que a Nasa ou algum interessado em exploração espacial consiga recuperar o Snoopy da órbita lunar e traze-lo de volta à Terra. O objetivo seria analisar os efeitos da longa exposição ao espaço em uma nave tripulada.

Fonte:Aero magazine

Veja Também

CPE RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA EM JATAÍ

Na tarde desta quarta-feira (17), durante patrulhamento pela Vila Sofia a equipe da CPE deparou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *