Supermercado: entenda como impulsionar suas vendas no Dia das Crianças

Com um bom planejamento, os supermercados podem transformar o Dia das Crianças em uma oportunidade para movimentar diversos setores da loja, desde o bazar, com a venda de brinquedos, até setores de alimentos, beleza, bebidas, itens infantis, entre outros. Como qualquer outra data comemorativa, os supermercados devem entrar o mês de outubro no clima e não esperar para criar ações apenas no dia 12. O especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, ensina que vale investir em cada detalhe, como por exemplo: pensar em uma playlist infantil, o que pode não só agradar as crianças que acompanham seus pais nas compras, mas também trazer o clima de nostalgia para os adultos. ”No mês das crianças vale apostar em uma decoração temática, em algo bem colorido. E de acordo com o que for definido, esse layout deve aparecer nas gôndolas, nos encartes, peças gráficas no pdv, nas redes sociais da Internet e até no descanso de tela dos computadores que ficam no caixa”, diz Leandro.

O especialista conta que há supermercadistas que levam para suas lojas: mágicos e palhaços, nos fins de semana, já que tendem a ser dias mais movimentados. ”Os donos de mercados ainda podem definir que no Dia das Crianças serão distribuídos algodão doce e pipoca para quem visitar a loja, por exemplo etambém podem realizar sorteio de brinquedos. Para divulgar essas ações. o ideal é aproveitar as redes sociais ou usar cartazes na loja para informar em qual dia e horário acontecerão as açõesespeciais para os pequenos.

No momento de selecionar os melhores itens que serão destaque nas ações, é interessante fazer um levantamento dos produtos que foram mais vendidos nessa mesma data, do ano anterior, assim, o supermercadista poderáfazer promoções mais estratégicas com alguns desses produtos.. Além dessa dica, Leandro ressalta que caso não identifique que vendeu muitos produtos infantis, o supermercadista pode criar campanhas que ativem a memória dos clientes para despertar o desejo e fazer com que comprem produtos que lembrem a infância deles, por exemplo, selecionar 10 itens como: refrigerante caçulinha, uma determinada embalagem de biscoito, um chocolate x, suquinho, uma embalagem de bolinho individual, ou seja, produtos mais voltados para o público infantil. Lembrando que é preciso definir que naquele dia todos esses itens custarão R$ 2,00.

Oportunidades para movimentar os supermercados no Dia das Crianças não faltam. Por último, o especialista ressalta que fazer degustação de chocolate, bebidas achocolatadas ou até um biscoito com boa margem também valem como estratégia. “A prioridade é assegurar que o seu mercado esteja constantemente pronto para criar ocasiões festivas ao longo do ano, visando o aumento das vendas”, finaliza.

 

Sobre Leandro Rosadas

Leandro Rosadas é economista e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues. Formado em economia pela UFRRJ, o carioca já atuou como professor universitário e consultor no mercado de varejo. Hoje, Rosadas é considerado uma das maiores referências entre os especialistas do seu segmento, sendo responsável pela formação em gestão de mais de 8 mil proprietários de supermercados Brasil afora.

Check Also

Seu celular está espionando? Como testar se seu smartphone está ouvindo suas conversas

Você já se perguntou se seu celular está realmente ouvindo o que você diz? Especialistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *