Três astronautas da Estação Espacial voltam à Terra

Três astronautas – um russo, um americano e um japonês – da Estação Espacial Internacional (ISS) retornaram à Terra nesta sexta-feira a bordo de uma nave Soyuz, que aterrissou durante a noite no Cazaquistão.

Oleg Kononenko, Kjell Norwood Lindgren e Kimiya Yui aterrissaram na Terra às 13H18 GMT (11h18 de Brasília) a bordo da nave Soyuz TMA-17M, informou a agência espacial russa Roskosmos.

“Aterrissaram com total segurança e a equipe de socorristas os encontrou. Tudo vai ocorrendo como estava previsto”, declarou um porta-voz da agência.

Trata-se do primeiro pouso noturno de uma cápsula Soyuz desde novembro de 2012 e o sexto no total.

“Obviamente é mais complicado, mas nossas equipes estão treinadas para trabalhar dia e noite e em todo tipo de condições meteorológicas”, explicou à AFP um controlador aéreo, Serguei Talalasov.

Os três astronautas chegaram à ISS em julho passado a bordo de uma nave espacial russa Soyuz, apesar da falha de um sensor solar, em um voo que havia sido adiado dois meses após a perda espetacular de uma nave Progress.

Durante sua missão de 141 dias, Oleg Kononenko, Kjell Norwood Lindgren e Kimiya Yui realizaram vários experimentos científicos para tentar manejar robôs por controle remoto.

A Rússia fornece à ISS seu principal módulo, onde se situam os motores-foguetes, e as naves russas Soyuz são o único modo de levá-los e de repatriar tripulação da estação, depois que os Estados Unidos colocaram fim ao seu serviço.

Dezesseis países participam da ISS, uma estação laboratório colocada em órbita em 1998 com um custo total de 100 bilhões de dólares, financiado principalmente por Rússia e Estados Unidos.

Fonte: EXAME

Check Also

Ronnie Lessa já reduziu pena em 200 dias lendo livros

foto: reprodução Ronnie Lessa, ex-policial militar e suspeito do assassinato da vereadora Marielle Franco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *