Uma escultura de vaca em tamanho real, feita com isopor e plástico, causou confusão e detenções durante o festival “Jaipur Art Summit” na Índia, no último sábado (21).
Como o animal é considerado sagrado por religiosos, a escultura intitulada “Divino Bovino”, feita pelo artista conhecido como Siddharth Kararwal, causou polêmica após ser içada com a ajuda de um balão de ar quente.
De acordo com o jornal local “The Hindu”, meia hora após a peça ganhar os ares, a polícia chegou ao local e ordenou o fim da performance. O porta-voz da delegacia que atendeu o caso, Mahendra Gupta, disse que a ‘vaca voadora’ não era arte e estava “machucando os sentimentos de algumas pessoas”.
Para Suraj Soni, coordenador de um grupo que não aprovou a instalação artística, a corda amarrada no ‘pescoço’ da escultura era falta de respeito. “Eu achei que era desrespeitoso porque parecia que a vaca tinha sido enforcado até a morte. Além disso, não havia nenhum slogan que acompanha o trabalho de arte e um poderia facilmente interpretar mal a instalação como um retrato da crueldade contra animais”, afirmou ele ao “The Hindu”.
Os artistas foram levados para a delegacia para prestar explicações e liberados em seguida. A ‘vaca voadora’ foi desmontada.
Fonte: Uol