Início » Destaque Coluna » Vestido de palhaço, vereador diz que foi enganado ao votar IPTU

Vestido de palhaço, vereador diz que foi enganado ao votar IPTU

O vereador Sargento Novandir (Republicanos) entrou na Câmara de Vereadores da capital goiana com roupa e nariz de palhaço e fazendo malabarismo com bolinhas, literalmente. O político usou essa estratégia na manhã desta terça-feira (1º/ 2) para dizer que teria sido enganado ao votar a favor de uma lei que prevê o aumento dos impostos predial e territorial urbano (IPTU) e territorial urbano (ITU).

“Fui enganado e vim aqui para pedir desculpas a você cidadão goianiense. Estou em mandato há cinco anos, um mês e um dia. Foi o primeiro erro que cometi. Eu tive a culpa, mas não tive o dolo”, afirmou o Sargento Novandir vestido de palhaço, conhecido por já ter tirado o cinto para ameaçar um outro colega em outubro de 2021.

Os vereadores de Goiânia, em sua maioria, aprovaram um projeto de lei que aumenta impostos de boa parte das moradias na capital. Isso que tem gerado revolta na população. A impopularidade da medida provocou um recuo de políticos, que agora dizem ter sido enganados na hora da votação.

Um abaixo-assinado contra o aumento abusivo do IPTU em Goiânia já reuniu mais de 18 mil assinaturas. Esse aumento do imposto pode chegar a 45% em 2022, com mais aumento previsto para 2023.

Erro de interpretação

O vereador Sargento Novandir alegou que fez uma interpretação errada do projeto de lei, que para ele serviria para fazer justiça no pagamento de IPTU, aumentando para os mais ricos e diminuindo o valor para os mais pobres.

Novandir ainda alegou que teria sido enganado pela prefeitura, por outros colegas vereadores e até por um apresentador de TV, que defendeu o projeto durante um programa jornalístico.

“Aí talvez alguém vai dizer: ‘vereador, você não leu o projeto de lei?”. Aí eu quero dizer o seguinte: o juiz de direito, que é conhecedor de direito, que estuda a vida inteira, os melhores advogados do Brasil, erram numa interpretação de projeto de lei, por que eu, Sargento Novandir, não posso errar?”, afirmou ao plenário.

Desgastes

A Prefeitura de Goiânia tem se movimentado para tentar minimizar os desgastes das mudanças nos impostos. O prefeito da capital Rogério Cruz (Republicanos) chamou parte dos vereadores para uma reunião na noite de segunda (31/1). No entanto, nada foi decidido.

As áreas técnicas da administração têm defendido o reajuste. A justificativa é que parte dos imóveis tiverem redução dos valores com a base de cálculo atualizada.

A prefeitura abriu a possibilidade de contestação dos valores dos carnês dos impostos até 31 de dezembro deste ano. O contribuinte pode fazer isso em unidades de atendimento do município. Veja aqui o que fazer para contestar o valor.

 

 

Fonte:Metrópoles

Veja Também

Foragido condenado por mais de 100 estupros é preso após fuga de presídio

A Polícia Penal recapturou Wanderson Alves Carvalho, condenado por mais de 100 estupros em Goiás. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.