Vice-governador assinou, nesta quarta-feira (22/11), termo de cooperação entre secretarias estaduais e entidades do terceiro setor para implantação de programas nas áreas de tecnologia e inovação

O vice-governador Daniel Vilela celebrou a implantação, pelo Governo do Estado, de dois novos programas nas áreas de tecnologia e inovação para estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual e alunos das Escolas do Futuro de Goiás. Nesta quarta-feira (22/11), ele foi signatário do Termo de Cooperação que oficializa a parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), de Ciência e Tecnologia (Secti), Fundação Telles e Fundação Telefônica Vivo para a viabilização do “Jornada para o Futuro” e o “Pense Grande Tech”.

“Estes dois programas vão ao encontro das demandas deste governo por iniciativas que desenvolvam as habilidades digitais dos nossos adolescentes e jovens”, disse ele. “E contribuem com a formação deles para um mercado de trabalho cada vez mais exigente”, acrescentou Daniel, em discurso no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, onde ele também representou o governador Ronaldo Caiado.

O “Jornada para o Futuro”, com foco no Ensino Médio, vai oferecer curso técnico de Desenvolvimento Web e Cyber Security em cinco unidades das Escolas do Futuro, incluindo a capital e o interior, e em 14 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) localizados em 12 diferentes municípios. Os participantes terão diploma de curso técnico e estarão aptos a buscarem oportunidades profissionais no setor de Tecnologia da Informação (TI).

O “Pensar Grande Tech” tem como público-alvo os frequentadores das Escolas do Futuro de Goiânia, Aparecida e Santo Antônio do Descoberto, que terão acesso à formação em Ciência de Dados. Este último prevê a possibilidade de os estudantes fazerem estágio e chegarem à etapa final do curso já empregados.

O vice-governador também destacou o fato de que os dois programas são projetos-pilotos e que tão logo seja comprovado o êxito de ambos, a meta é expandi-los para um número cada vez maior de alunos. “Estejam certos de que nós estamos preparados para isso. Principalmente por tudo que este governo fez nos últimos quatro anos, construindo e reformando escolas, valorizando os profissionais e criando condições para que os estudantes façam a diferença em sala de aula, repassando a eles uniformes, materiais, incentivo financeiro e alimentação de ótima qualidade”, detalhou.

O secretário de Ciência e Tecnologia, José Frederico Lyra Netto, mencionou em seu pronunciamento o entusiasmo do vice-governador assim que tiveram início as primeiras discussões sobre os dois projetos voltados ao ensino técnico. “Ele fez questão de ir a São Paulo para concretizar a parceria com a Fundação Telles”, comentou.

Também presente ao evento, o conselheiro daquela entidade, Rodrigo Figueiredo, parabenizou o Governo de Goiás “por conectar de uma só vez, o jovem, o futuro e a educação”. “Na prática, estamos criando oportunidades para que estes jovens ocupem bons postos de trabalho, tenham melhores salários e consolidem este estado como referência em tecnologia e inovação”, arrematou o vice-governador.

Fotos: Jota Eurípedes

Legenda: Vice-governador Daniel Vilela discursa em evento que oficializou a chegada de cursos técnicos à rede estadual de educação

Vice-governadoria | Governo de Goiás

Check Also

URGENTE: em pesquisa AtlasIntel, Pablo Marçal já ultrapassa Tabata e aparece em terceiro colado em Nunes; veja números

Guilherme Boulos, deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, lidera as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *