Santa Helena contra o Aedes percorrerá todos os imóveis do município

O movimento “Santa Helena contra o Aedes” lançado no dia 18 de dezembro de 2015, na Câmara de vereadores, irá percorrer todos os imóveis do município de Santa Helena de Goiás. Nos dias 6, 7 e 8 de janeiro a secretaria de saúde promoverá o start da força tarefa no município. A ação terá concentração às 7:30hs, na Garagem da prefeitura, onde serão plantadas sementes da flor Crotalaria.

O trabalho será feito em conjunto com todas as secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, professores e voluntários que poderão procurar a sede da Vigilância em Saúde para se informar de como ajudar.

O decreto nº 807/2015 que declarou EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA DE GOIÁS determina todas as ações que a secretaria de saúde irá realizar para o combate do AEDES.

O trabalho começa na sua casa

Os agentes de endemias estarão visitando todos os imóveis para a verificação de possíveis locais aptos à proliferação do Aedes. A meta para Santa Helena de Goiás é percorrer 18.000 imóveis até o dia 31 de janeiro.

A ação deve ser em conjunto com a comunidade, por isso, cuidar do seu quintal é essencial para o combate e extinção do Aedes. Segundo o Ministério da Saúde dez minutos por dia é o bastante para acabar com possíveis locais de proliferação do mosquito.

Os vizinhos podem denunciar, anonimamente, locais que haja risco ou criadouros de mosquito através da ouvidoria da prefeitura ou pelo SIC – Serviço de Atendimento ao Cidadão (www.santahelena.go.gov.br/sic) ou nos telefones: 64-3641-8761 ou 0800 0248 707.

Ação de guerra conta o Aedes

A ação nacional contra o Aedes é considerada uma ação de guerra, inclusive em alguns estados já foi solicitado a ajuda do Exército Brasileiro devido ao grande risco de doenças. O Aedes é considerado o “vector” de doenças graves como a febre amarela, a dengue, a febre zika e a chikungunya. Todo o Estado de Goiás está em alerta máximo.

Em Santa Helena de Goiás a 12ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros entrou na lusta contra o Aedes e montará um comando unificado, juntamente com a prefeitura, na sede da Vigilância em Saúde onde haverá orientações às ações através do Sistema de Comando de Incidentes que trata do gerenciamento de crises.

Crotalaria

A prefeitura de Santa Helena de Goiás, também, fará o plantio e distribuição de sementes de Crotalaria. Trata-se de uma espécie de flor amarela, às vezes com listras vermelhas, que atraí libélulas que por sua vez são predadores naturais do mosquito Aedes aedypti.

Com o plantio da Crotalaria em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos, escolas, hospitais e, inclusive, nas margens dos rios ela pode atrair as libélulas que põe seus ovos em água parada, da mesma maneira do Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam das larvas do mosquito Aedes.

Check Also

Santa Helena: Prefeito participa de encontro em Rio Verde

O Prefeito Municipal de Santa Helena de Goiás, Dr. João Alberto Vieira Rodrigues, ao lado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *