Alunos goianos são premiados em mundial de robótica nos EUA com robô inspirado no Batman

Estudantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) Planalto, de Goiânia, conquistaram o segundo lugar no Motivate Award no FIRST Championship, um mundial de robótica que aconteceu em Houston, no Texas, nos Estados Unidos. A equipe, formada por nove alunos e orientada pelos professores Fernando Barbosa e Nicolas Azarias, criou o “Wayne”, um robô inspirado no Batman.

“Os alunos construíram um robô que realizava o desafio de empilhar os cones e dominar a quadra de jogo. Esse jogo é jogado com outros 2 robôs de uma aliança e 2 de outra aliança e quem fizer mais pontos ganha a partida”, explicou Fernando.

O campeonato começou no dia 19 deste mês e, no último sábado (22), os goianos ganharam a premiação na categoria FIRST Tech Challenge (FTC). Os estudantes vencedores cursam o ensino médio e integram a equipe Justice FTC Team, a única representante de Goiás.

“São quase 10 anos tentando participar e logo da primeira vez levamos um prêmio inédito para Goiás e para o Brasil. Os meninos se dedicaram muito, trabalhamos até em feriados para fazer o robô”, comemorou Fernando.

Conquista

O time competiu com outros 191 times de 35 países. A delegação brasileira reuniu onze grupos de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O professor explicou que a equipe goiana venceu o torneio brasileiro e conquistou a vaga no mundial.

“O prêmio não envolve dinheiro, é o reconhecimento, vale mais que dinheiro. Trabalhamos muito para sermos reconhecidos neste torneio, que é o maior do mundo”, vibrou Fernando.

De acordo com Fernando, é o primeiro prêmio neste nível para a equipe. Os alunos vencedores são: Karoline Ceciliano, Daniel Padula, Samuel Padula, Ana Gabriella de Melo, Heloiza Rodrigues, Ana Carolina Mariano, Jean Alves, Juan Alves e Ana Beatriz Araújo. Os estudantes devem desembarcar em Goiânia na próxima terça-feira (25).

O robô

Na modalidade conquistada pelos estudantes, os grupos criam robôs de até 19kg, com um kit de peças reutilizáveis, usam tecnologia Android e oferecem uma variedade de níveis de programação.

Segundo o Sesi Planalto, os alunos precisaram ainda desenvolver um plano de marketing, projetos sociais e um caderno de engenharia para detalhar o robô, que deve realizar atividades, como carregar cones e blocos, em uma arena.

Fonte:G1

Check Also

Até petistas detonam ato de Lula no 1º de maio e definem evento como “fiasco”

Segundo informações da coluna de Igor Gadelha/Metrópoles, lideranças petistas nos bastidores classificaram o ato do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *