Cientistas revelam novo efeito inusitado do uso de anticoncepcionais; entenda

Cientistas descobriram um efeito colateral potencialmente novo associado à pílula anticoncepcional. De acordo com o estudo conduzido por especialistas da Universidade de Melbourne, mulheres que utilizam a pílula experimentam uma redução no impulso competitivo próximo ao período de ovulação, em comparação com aquelas que não a tomam.

O estudo, publicado na revista Adaptive Human Behavior and Physiology, analisou dados de mais de 3.900 mulheres em mais de 21 países para entender como o ciclo menstrual afeta quatro fatores relacionados ao impulso competitivo.

As mulheres responderam a perguntas diárias ao longo de seus ciclos para medir esses fatores. Os pesquisadores observaram que as mulheres que não tomavam a pílula apresentaram maior competitividade no autodesenvolvimento (ambição), enquanto as usuárias de anticoncepcionais demonstraram “interesse reduzido em competir”.

Embora esses resultados sejam intrigantes, é importante destacar que o estudo é limitado e observacional, o que significa que sua evidência é mais baixa.

Além disso, vale lembrar que os anticoncepcionais podem ter outros efeitos colaterais, como náuseas, dor nas mamas, alterações de humor, mudanças no padrão de sangramento, variações de peso, aumento da pressão arterial, alterações na libido e maior risco de coágulos sanguíneos.

FONTE: terrabrasilnoticias

Check Also

Saiba quem é o pastor que fazia ‘unção’ de órgãos genitais e tinha relações com fiéis

Preso preventivamente, o pastor Sinval Ferreira (foto em destaque), 41 anos, é o religioso alvo da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *