Entrega de títulos Câmara de Jataí 31/08/2015

Câmara entrega dois títulos de cidadão benemérito

Aconteceu na última sexta-feira, dia 28, uma sessão solene para entrega do título de cidadão benemérito à professora Rosa Helena Gonçalves de Souza e ao funcionário público Urbano Ferreira de Souza. Proposto pelo vereador Geovaci Peres, o evento foi realizado no plenário João Justino de Oliveira.

Fizeram parte da mesa de trabalhos o presidente do legislativo jataiense, Marcos Antônio, os vereadores Nilton César Soró, Geovaci Peres, Adilson Carvalho, Gildenício Santos e João Rosa, o subcomandante do 41o Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente-coronel Aldrin da Silva, representando o comando da unidade, Cláudia Bittencourt, representante do Conselho Municipal de Educação, o comandante da 14a. Companhia de Polícia Militar, coronel Cícero Otaviano, e os homenageados.

Ao abrir a solenidade, o presidente Marcos Antônio saudou os homenageados. “É uma honra estar ao lado de vocês nesta noite”, disse ele. “Quando homenageamos pessoas simples como o senhor Urbano e a professora Rosa Helena, notamos a justiça dessa iniciativa. Ele é um exemplo para todos nós, por ter feito tanto em toda a sua vida e ainda continuar, aos 80 anos, na ativa, com vigor e energia. E dona Rosa Helena tem tudo o que é preciso para ser uma grande educadora, que é ter um pouco de mãe, de professora, alguém que ocupou todos os cargos da educação em nosso município, sempre com muito destaque”.

O vereador João Rosa relembrou quando recebeu o mesmo título, nos anos 1990, também por proposição apresentada pelo vereador Geovaci Peres. “Se tivéssemos mais cidadãos como Rosa Helena e Urbano em Jataí, estaríamos muito melhor”.

Para o vereador Gildenício Santos, a lembrança foi merecida. “Estas homenagens são justas, quando propostas para quem as merece, como é o caso das duas pessoas que hoje aqui estão: gente que tem compromisso com seu próximo, algo cada vez mais raro nos dias de hoje”.

O vereador Nilton César Soró fez coro às palavras de seu colega. “É uma grande satisfação estar aqui homenageando estas duas grandes pessoas, que merecem o respeito de toda a nossa comunidade, dois cidadãos que tanto fizeram por esta cidade”.

Homenageado, Urbano Ferreira de Souza fez um breve e comovido depoimento. “Agradeço a todos os presentes, aos vereadores, principalmente Geovaci Peres, e em especial minha esposa, meus netos e bisnetos. Estou muito emocionado esta noite por receber esta homenagem. Agradeço a Deus por ter me concedido esta vida tão maravilhosa”.

Quase sem voz, a professora Rosa Helena mesmo assim fez seu discurso. “Tenho muito orgulho de receber esta homenagem, depois de tanto trabalho em prol da educação de Jataí, na qual comecei a militar em 1970. Jamais trabalhei em busca de reconhecimento, mas fico muito agradecida por este título”.

Para o proponente da sessão, foi uma honra para os vereadores receber ambos os homenageados. “Resolvi fazer esta homenagem depois de uma pesquisa criteriosa”, revelou Geovaci Peres. “O senhor Urbano sempre se mostrou dedicadíssimo ao longo dos vários mandatos de nossos prefeitos, sempre sendo mantido na Secretaria de Serviços Urbanos. E Rosa Helena também é um exemplo para todos, pois começou a trabalhar ainda criança, para ajudar no orçamento doméstico. Trabalhou em várias escolas como professora, funcionária, diretora, sempre com muita competência e afinco”.

Foto: Vereador Geovaci Peres entre os homenageados: Rosa Helena e Urbano Ferreira

Check Also

Ciclone no Rio Grande do Sul causa mortes e deixa desalojados

O Rio Grande do Sul tem enfrentado mais uma vez forte chuva e ventania por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *