HOMENAGEM ÀS MULHERES:10 BRASILEIRAS QUE SE DESTACARAM NO ESPORTE

1. Aída dos Santos (atletismo)
Foi a primeira mulher brasileira a disputar uma final olímpica. Ficou em quarto lugar no salto em altura na competição de Tóquio, em 1964. Era a única mulher da delegação do Brasil nessa edição dos Jogos.

2. Asaléa de Campos (futebol)
Foi a primeira mulher árbitro de futebol reconhecida no mundo. Ela cursou oito meses a escola de árbitros da Federação Mineira de Futebol, em 1967. Mas foi só em 1971 que o diploma dela foi reconhecido pela FIFA.

3. Daiane dos Santos (ginástica olímpica)
Além de conquistar ouro no Mundial de Ginástica Olímpica de 2004 (solo), colocou seu nome no quadro de pontuação da federação internacional ao executar um movimento inédito.

4. Jacqueline e Sandra (vôlei de praia)
Entraram para a história ao conquistar o primeiro ouro feminino do Brasil no torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos. O feito ocorreu em Atlanta (EUA), em 1996.

5. Hortência (basquete)
Participou da conquista do mundial de basquete de 1994. Também ganhou uma medalha de prata nas Olimpíadas de 1996. A jogadora entrou para o Hall da Fama do esporte em 2005. Foi a primeira brasileira a receber a honra.

6. Maria Elizabete Jorge (levantamento de peso)
Foi a primeira mulher brasileira a disputar o torneio olímpico de levantamento de peso (Sydney, em 2000). No mesmo ano, assumiu o treinamento do time masculino.

7. Maria Ester Bueno (tênis)
Um dos grandes nomes do tênis brasileiro. Conquistou 600 títulos em 21 anos de carreira.

8. Maria Lenk (natação)
A nadadora foi a primeira mulher sul-americana a competir em uma Olimpíada. Ela estava na delegação que participou das provas realizadas em Los Angeles (EUA) em 1932.

9. Mary Dalva Proença (saltos ornamentais)
Foi a primeira brasileira a competir por saltos ornamentais, em Melbourne, na Austrália, em 1956.

10. Paula (basquete)
Companheira de Hortência no time campeão do mundo de 1994 e medalha de prata nas Olimpíadas de 1996, passou a ser chamada de “Magic Paula” por seu desempenho nas quadras de basquete. O apelido faz referência a Magic Johnson, um dos mais importantes jogadores de basquete norte-americanos da história do esporte.

Fonte: http://guiadoscuriosos.uol.com.br

Check Also

URGENTE: Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria e arquiva ação

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, concluiu que não há provas que sustentem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *