Lua vulcânica de Júpiter tem erupções e lagos de lava; veja imagem

NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS processamento de imagem por Emma Wälimäki

Io, uma das maiores luas de Júpiter, é a região de maior atividade vulcânica no Sistema Solar

Uma nova imagem de uma lua vulcânica de Júpiter, chamada Io, foi divulgada pela Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) na quarta-feira (7).

Na foto, feita por um equipamento da nave Juno, é possível ver plumas vulcânicas (nuvens de cinzas lançadas em uma erupção), picos de altas montanhas com sombras bem definidas e lagos de lava.

A imagem divulgada é uma das mais nítidas já feitas de Io, segundo a Nasa. A foto, em alta resolução, só foi obtida após a nave Juno realizar o voo mais próximo do satélite natural em 20 anos.

Segundo informações da agência espacial, o veículo chegou a uma distância de 1.500 quilômetros da superfície de Io no final de dezembro. O instrumento batizado de “JunoCam” foi o responsável por registrar o visual vulcânico.

Agora, as novas imagens feitas pela missão espacial estão disponíveis para que os cientistas continuem desvendando os mistérios desse mundo em erupção.

Io é uma das 95 luas de Júpiterreconhecidas pela União Astronômica Internacional (IAU). A lua vulcânica foi uma das primeiras a serem descobertas em outro planeta do Sistema Solar depois da Terra. A primeira observação do satélite foi realizada pelo astrônomo italiano Galileu Galilei em 1610, que identificou ainda outras três luas orbitando Júpiter: Europa, Ganímedes e Calisto. Esses quatro satélites, os maiores de Júpiter, formam o grupo das luas galileanas, nome que faz uma homenagem ao cientista.

Segundo a Nasa, Io é a região de maior atividade vulcânica em todo o Sistema Solar.

A missão Juno, que conta com um explorador robótico, foi lançada em 2011 e chegou à órbita de Júpiter em 2016. Desde então, envia dados e imagens sobre o maior planeta do Sistema Solar aos cientistas da Terra para que o conhecimento sobre o gigante gasoso seja ampliado.

CNN

Check Also

Homem é preso com duas tornozeleiras, caso chama a atenção e viraliza na web

Na manhã desta terça-feira (27/2), a Polícia Civil do Maranhão (PCMA) deteve um indivíduo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *