A Coordenação de Vigilância Epidemiológica do município de Santa Helena de Goiás informa a população que devido o não abastecimento de algumas vacinas que são fornecidas pela Regional de Saúde, Santa Helena de Goiás assim como vários municípios do Estado de Goiás, encontra-se com a falta de algumas vacinas. Em nota informativa da Coordenação geral do Programa Nacional de Imunizações às coordenações dos programas estaduais de imunizações explica a falta de todas as vacinas.
Vacinas
Hepatite A: não houve envio deste imunobiológico devido à indisponibilidade de estoque; Hepatite B: no mês de outubro foi autorizado o envio aos estados de quantitativo correspondente a cerca de 55% da cota mensal; Tetraviral e varicela monovalente: após liberação foi autorizado no dia 13/10 o envio aos estados da vacina varicela monovalente; Dupla adulto: após liberação de 500 mil doses pelo INCQS foi autorizado o envio aos estados do quantitativo correspondente a cerca de 26% da cota mensal; DTPa-CRIE: a vacina não tem sido distribuída às Unidades Federais desde o mês de abril/2015 devido à problemas de abastecimento relacionado à produção mundial da vacina; DTP: a vacina não foi distribuída devido a indisponibilidade nos mercados nacional e mundial.
Soros
Soro antirrábico e soros antivenenos: as primeiras entregas pelos laboratórios produtores referente aos novos contratos para 2015 aconteceram a partir do mês de julho e os quantitativos têm sido enviados aos estados; Soro antibotulínico: todo o estoque nacional e estadual venceu em 30/04/15. Até o momento, o Ministério da Saúde aguarda manifestação do laboratório produtor, Instituto Butantan, para assinatura do contrato para aquisição 2015.
Imunoglobulinas
Imunoglobulina humana anti- varicela zoster e imunoglobulina humana antitetânica: não houve distribuição na rotina. O estoque estratégico do Ministério da Saúde será mantido para ser utilizado em situações emergenciais após criteriosa análise.
Prefeitura de Santa Helena de Goiás. A maior obra é fazer nossa gente feliz.