Morre aos 84 anos o “braço direito” de Margaret Thatcher

O veterano político conservador britânico Cecil Parkinson, braço direito da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher (1979-90), morreu de câncer aos 84 anos, informou nesta segunda-feira sua família.

Em comunicado, seus parentes assinalaram que o antigo presidente do Partido Conservador, que foi fundamental na histórica vitória de Thatcher nas eleições gerais de 1983, morreu após “uma longa batalha contra o câncer”.

Tendo chegado ao parlamento em 1970, participou do primeiro governo de Thatcher e depois dirigiu com sucesso a campanha eleitoral de 1983, que deu aos conservadores uma folgada maioria, razão pela qual recebeu da “Dama de Ferro” a pasta de Comércio e Indústria.

No entanto, em outubro de 1983 se viu obrigado a renunciar desse cargo após a revelação de que era pai do filho de sua ex-secretária, Sara Keays, um escândalo que marcou sua carreira.

Em 1987 voltou ao governo, como ministro da Energia, e em 1989 ocupou a pasta de Transporte, para renunciar em 1990 junto com Margaret Thatcher.

Parkinson deixou a Câmara dos Comuns em 1992 e serviu na Câmara dos Lordes (não eleita) até sua aposentadoria em setembro do ano passado.

O primeiro-ministro do Reino Unido, o conservador David Cameron, louvou hoje “a enorme capacidade” de seu colega, a primeira “grande figura política” com quem trabalhou.

“Foi parte de uma grande geração política que fez coisas verdadeiramente extraordinárias por nosso país”, afirmou o atual chefe de governo.

Fonte: terra

Check Also

Saiba em qual situação você fica isento de pagar Imposto de Renda em venda de imóvel

Muitos indivíduos não estão cientes de que, ao vender um bem ou direito, podem estar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *