Início » Colunas » Coluna - Sociocultura » SAÚDE | Quando procurar uma UBS e o HC Texto: Alessandro Luz

SAÚDE | Quando procurar uma UBS e o HC Texto: Alessandro Luz

Quando procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS)?

As Unidades Básicas de Saúde oferecem os serviços que englobam a Atenção Primária, que é a primeira atenção prestada, exceto em casos de urgências e emergências como acidentes de trânsito ou sinais de infarto, por exemplo.

São elas que devem ser procuradas em casos de diarreia, dor de cabeça, resfriado ou gripe, escoriações por queda (por exemplo, um joelho ralado, ou pequenos cortes). Também é lá que os usuários com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, recebem tratamento e acompanhamento multiprofissional (médico, enfermeiro e nutricionista).

As Unidades também oferecem vacinação, acompanhamento pré-natal e pós-parto, consultas com médicos e enfermeiros, oficinas de planejamento familiar, exercícios físicos, alimentação saudável e outros.

Em Jataí temos 9 UBSs na zona urbana e 3 na zona rural.

Quando procurar o Hospital das Clínicas (HC)?

Em caso de febre intensa, falta de ar ou dificuldade de respirar; sangramentos que demoram a estancar, diarréia por mais de dois dias, confusão mental, convulsões, dor em qualquer parte do corpo inexistente antes do tratamento, mal estar intenso, diminuição de força nas pernas de forma recente, náuseas e vômitos que estejam impedindo de se alimentar ou ingerir líquido.

Veja Também

Som da voz de múmia egípcia de 3 mil anos é reproduzido com ajuda de impressora 3D

Pesquisadores da Universidade de Londres divulgaram nesta quinta-feira (23) na revista “Scientific Reports” aquilo que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *