Universidade Federal de Jataí 16/11/2015

Assembleia escolhe o nome Universidade Federal de Jataí

Em assembleia universitária realizada na noite do último dia 12 de novembro, no Campus Riachuelo da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi escolhido, por mais de 80% dos votantes, o nome Universidade Federal de Jataí para batizar a instituição depois que ela for emancipada, conforme minuta de projeto de lei a ser enviado pelo Ministério da Educação (MEC) à presidência da República. O texto posteriormente será assinado pela presidenta Dilma Rousseff e então encaminhado para discussão e votação no Congresso Nacional.

“Esta é uma grande vitória para Jataí e para nosso povo”, saudou o presidente da Câmara Municipal, Marcos Antônio, que entregou documento assinado pelos 10 vereadores em que os parlamentares solicitam a colocação do nome da cidade na futura instituição autônoma. “Ter nosso nome em uma universidade federal não só contribui decisivamente para divulgar a cidade para o resto do país e para o exterior, mas também premia uma sociedade que há tanto tempo anseia por essa conquista”.

Os demais vereadores também participaram da assembleia, conduzida pelo diretor da Regional, Alessandro Martins, e aberta à comunidade. Um ofício também foi encaminhado ao reitor da UFG, Orlando do Amaral, e ao deputado federal Daniel Vilela, junto a um pedido para que o parlamentar jataiense faça gestões junto ao MEC, em Brasília, em favor da reivindicação, que foi assinada, além dos vereadores, pelo prefeito Humberto Machado e por representantes dos mais diversos segmentos da sociedade local.

O impasse a respeito do nome da futura universidade autônoma levou o MEC a dar à reitoria da UFG um novo prazo para que a comunidade fosse consultada sobre a questão. No fim da manhã do dia 12, a direção da Regional Jataí convocou seu Conselho Gestor e o mesmo deliberou que os nomes votados anteriormente no referido conselho fossem levados para consulta mais ampla com a comunidade na assembleia universitária já agendada anteriormente.

Docentes, técnicos administrativos, alunos e membros de diversos setores da sociedade, ao lado dos vereadores, estiveram presentes na atividade e ouviram esclarecimentos do diretor Alessandro Martins e do reitor Orlando do Amaral (por teleconferência), sobre o processo de desmembramento das regionais e a formação da nova universidade.

No dia seguinte, o Conselho Gestor da Regional Jataí/UFG reuniu-se novamente em caráter extraordinário para referendar a decisão da assembleia universitária a fim de constituir documento a ser encaminhado ao Ministério da Educação, sendo que foram encaminhados os nomes “Universidade Federal de Jataí” como primeira opção e “Universidade Federal do Sudoeste Goiano” como segunda opção, caso haja algum problema por parte do ministério em aceitar o primeiro.

Foto: Vereadores de todos os partidos e representantes da sociedade celebraram a escolha do nome da futura universidade autônoma

Check Also

Ciclone no Rio Grande do Sul causa mortes e deixa desalojados

O Rio Grande do Sul tem enfrentado mais uma vez forte chuva e ventania por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *