Volkswagen e Merdeces acendem alerta após fracasso nas vendas

Imagem: Divulgação/Volkswagen

As montadoras estão se preparando para lançar uma série de novos modelos de carros nos próximos meses, na esperança de estimular as vendas. No entanto, há incertezas sobre se os consumidores serão capazes de adquiri-los.

A Volkswagen, Stellantis e Mercedes-Benz estão otimistas de que seus novos modelos impulsionarão as vendas após uma queda significativa no primeiro trimestre. No entanto, a Mercedes enfrentou uma queda de 34% nos lucros, abaixo das metas devido aos altos custos de atualização de modelos.

Essas montadoras podem enfrentar desafios adicionais devido à demanda fraca por veículos elétricos na Europa e ao impacto das taxas de juros persistentemente altas sobre os consumidores. Na China, uma crise no mercado imobiliário está preocupando os compradores de carros de luxo, que geralmente estão mais protegidos contra recessões.

A Porsche também relatou resultados fracos, atribuídos em parte à demanda fraca na China. No entanto, os especialistas sugerem que o setor automotivo pode estar se aproximando do fundo do ciclo de vendas.

As ações da Mercedes caíram 4,8% em Frankfurt, a maior queda intradiária desde outubro, enquanto Volkswagen e Stellantis também registraram quedas, tornando o índice automotivo SXAP o pior desempenho do dia.

Apesar dos desafios, a Stellantis está confiante de que os trimestres irregulares darão lugar ao crescimento impulsionado por novos veículos, como o Citroen e-C3, e planeja introduzir 25 novos modelos este ano. Enquanto isso, a Volkswagen está programada para lançar mais de 30 modelos para defender suas vendas em mercados como a China, onde os rivais locais dominam os veículos elétricos.

Embora problemas com peças tenham afetado recentemente as entregas de Audis e Porsches nos EUA, o grupo Audi da Volkswagen está apostando em novos modelos, como o Q6 e-tron, um SUV elétrico com tecnologia de carregamento rápido, para impulsionar as vendas e a lucratividade. O CFO da VW, Arno Antlitz, expressou otimismo em relação ao segundo trimestre, citando um mês de março forte e encomendas sólidas como indicadores positivos.

FONTE: terrabrasilnoticias

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