Agricultura familiar Câmara de Jataí 31/08/2015

Câmara sedia encontro sobre agricultura familiar

Foi realizado no dia 28 de agosto, na Câmara Municipal de Jataí, o Encontro da Plenária do Território Rural de Identidade Parque das Emas. O evento reuniu autoridades dos nove municípios que fazem parte do território e vários pequenos agricultores para ouvir palestra sobre linhas de crédito e formas de apoio à agricultura familiar. Integram o território Parque das Emas os municípios de Perolândia, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, Portelândia, Santa Rita do Araguaia e Serranópolis.

Fizeram parte da mesa de trabalhos o presidente do legislativo jataiense, Marcos Antônio, os vereadores Adilson Carvalho, Geovaci Peres, Gildenício Santos e Nilton César Soró, o presidente do Território Rural Parque das Emas, Neucemar Cruzeiro, o delegado substituto do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Goiás, Edilson Coelho de Almeida, o chefe da Divisão de Agricultura Familiar de Jataí, Leandro Alves Melo, o professor Arthur Mascioli (Aquasud), representando os aquicultores, o presidente da Câmara Municipal de Chapadão do Céu, Marcos Navarini, o presidente da Câmara Municipal de Serranópolis, Antônio Pereira, o presidente da Câmara Municipal de Mineiros, Edmar Andrade, a representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás, Edna Ferreira Costa, o representante da Diocese de Jataí, o produtor rural João Luiz do Prado, e o gerente do Sebrae de Jataí, Geovane Carvalho.

O presidente da Câmara, Marcos Antônio, ao abrir o encontro, exaltou a oportunidade de reunir autoridades do Sudoeste Goiano e a importância de discutir a agricultura familiar, tanto para os agricultores quanto para toda a sociedade.

Edna Ferreira Rosa, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Goiás, aproveitou para divulgar a próxima conferência sobre política pública para as mulheres. Ela solicitou que Jataí também sedie o encontro.

O professor da UFG Arthur Mascioli (Aquasud), representante dos aquicultores do Sudoeste, revelou que a classe está organizada não só como criadores de peixes, mas também como técnicos, professores e outros profissionais envolvidos na área. “Pleiteamos apoio para estabelecimento de consórcio entre os nove municípios do território rural Parque das Emas”, afirmou.

Neucemar Cruzeiro, presidente do Território Rural de Identidade Parque das Emas, ressaltou que o objetivo dos encontros é promover o desenvolvimento da agricultura familiar em todos os municípios que compõem a unidade por ele comandada. Cruzeiro explicou que território rural é a área geográfica de atuação de um projeto político-institucional, que se constrói a partir da articulação de instituições em torno de objetivos e métodos de desenvolvimento comuns.

Encerrados os pronunciamentos, o delegado substituto do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Goiás, Edilson Coelho, deu início a sua palestra. Ele falou sobre linhas de crédito para a agricultura familiar. Os produtores presentes puderam tirar suas dúvidas sobre a obtenção de recursos federais.

Coelho informou ainda que as agricultoras terão atenção especial por parte do MDA. “Onde forem realizadas chamadas, 50% dos recursos destinados serão para mulheres”, garantiu. Segundo ele, o futuro da agricultura familiar também está sendo contemplado. “Temos ainda uma atenção especial em relação aos jovens, pois precisamos pensar nas gerações futuras”.

A próxima plenária pode ocorrer no próprio Parque Nacional das Emas, no dia 6 de novembro. Caso não seja possível a realização naquela reserva, no município de Chapadão do Céu, o encontro acontecerá em Perolândia.

Check Also

Ciclone no Rio Grande do Sul causa mortes e deixa desalojados

O Rio Grande do Sul tem enfrentado mais uma vez forte chuva e ventania por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *