Internada em UPA de Trindade com suspeita de H1N1, idosa precisa de UTI desde sexta-feira

Uma idosa de 66 anos está internada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, com suspeita de gripe H1N1,segundo a família, e precisa de UTI. A filha diz que o local não tem a estrutura adequada para o tratamento e não há uma previsão de quando o leito estará disponível. A Central de Regulamentação da capital disse que está em busca de uma vaga para a paciente.

Assunção Pereira dos Santos deu entrada na unidade do Setor Cristina na sexta-feira (20). Ela tinha dificuldade em respirar, calafrios e dores pelo corpo, segundo a família. “É suspeita de H1N1, mas ainda precisa fazer os exames para confirmar. Desde quando ela deu entrada aqui, o quadro está se agravando, até já evoluiu para uma pneumonia”, disse a filha da paciente, a comerciante Lucília Pereira dos Santos.

Os parentes dizem ainda que a idosa, mesmo com a suspeita do vírus, não está em uma área isolada. Além disso, a unidade não tem a estrutura necessária para fazer o atendimento. Ela já teve duas paradas cardíacas e está entubada. Porém, os aparelhos que ajudam ela a respirar estão dando defeito.

“Eles tiveram que fazer ventilação mecânica nela a madrugada toda. Conseguiram estabilizar. Depois, o aparelho deu problema de novo”, contou a sobrinha da paciente, a técnica de laboratório Rosiclei Ferreira Santos.

A solicitação para um leito de UTI já foi feita, mas ela ainda não foi transferida. A filha teme que, com isso, o estado de saúde dela se agrave ainda mais. “Não tem como ela sobreviver com o suporte que a UPA tem. O pessoal aqui está fazendo o que pode para manter ela viva, então a gente precisa urgentemente de uma UTI”, cobrou Lucília.

De acordo com a Central de Regulação de Goiânia, a paciente está inserida no sistema, mas ainda está em busca de vaga para atender esse caso. No site do órgão consta que, nas últimas 24 horas, 79 pessoas pessoas estão na fila de espera por uma vaga de UTI no estado. Destas, quatro estão em Trindade, onde a idosa está internada. Nesse período, 16 leitos intensivos foram liberados.

Fonte: G1

Check Also

Brasil: Mais de 400 mil empresas fecham no 1º semestre de 2023

Já nos seis primeiros meses deste ano, 427.934 empresas (micro, pequeno, médio e grande porte) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *