Reforma da Previdência não está sepultada, mas suspensa, diz Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira (21) em entrevista à Rádio Bandeirantes que o governo não desistiu de mudar as regras da aposentadoria.

Perguntado se a votação da reforma da Previdência está “sepultada”, Meirelles respondeu que “sepultada, não. Está suspensa até que seja encerrada a intervenção (federal no Rio de Janeiro), que é assunto prioritário e fundamental, não poderia ser adiado”.

Segundo o ministro, o assunto permanece na pauta do governo. “Acredito que resolvida essa questão da intervenção, (a reforma) passa imediatamente a ser prioritária”, emendou.

O governo do presidente Michel Temer anunciou na segunda-feira (19) que não vai votar a Reforma da Previdência neste ano. O motivo é que a lei brasileira proíbe a aprovação de emendas à Constituição enquanto a intervenção estiver em vigor, o que está previsto para durar até 31 de dezembro. Em contrapartida, foi apresentada uma lista de 15 projetos que ganharão prioridade, na tentativa de equilibrar as contas públicas. Grande parte deles já tramita.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que essa nova pauta econômica é um “desrespeito” ao Congresso e um “abuso”. Sobre as críticas, Meirelles voltou a declarar que o Congresso é “soberano” para decidir o que vota ou não e disse que há “um mal-entendido”.

“Acho que há um mal-entendido, (a lista) não é uma relação de ideias de novos projetos, é algo que analisa e prioriza os diversos projetos de lei que já estão em tramitação no Congresso”, afirmou. “Não é coisa de que nunca se ouviu falar, nada disso.”

Fonte: G1

Check Also

Brasil: Mais de 400 mil empresas fecham no 1º semestre de 2023

Já nos seis primeiros meses deste ano, 427.934 empresas (micro, pequeno, médio e grande porte) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *